Buscar

Projeto de lei cria em Goiânia o Programa Saúde Bucal Direto na Escola



Foi apresentado na sessão ordinária desta terça-feira (01/12) um projeto de lei (PL Nº 261/2020) que institui na cidade de Goiânia o Programa Saúde Bucal Direto na Escola.


De acordo com a proposta, o programa terá caráter permanente e deverá ocorrer anualmente com a finalidade de reduzir o índice de problemas dentários nos alunos das escolas públicas municipais através do:


- Desenvolvimento do hábito da higienização bucal diária entre os alunos;


- Ensino da técnica correta de escovação e do uso regular do fio dental;


- Aplicação tópica de flúor;


- Avaliação das condições de saúde bucal do aluno com base em metodologia recomendada pela Organização Mundial da Saúde.

Autora do projeto, a vereadora Priscilla Tejota (PSD) argumenta que a proposição tem objetivo de “minimizar um dos grandes problemas que afligem a população que são as doenças bucais decorrentes da uma má higienização. A prevenção e visita regular ao dentista são as melhores formas de evitar essas complicações”, completou.

A propositura prevê ações de promoção e proteção da saúde bucal envolvendo também o fornecimento de kits de escovação aos alunos. A avaliação da saúde bucal nos estudantes deverá ser feita somente com autorização prévia dos responsáveis, aos quais receberão, posteriormente, um comunicado sobre a situação odontológica dos jovens e também sobre os procedimentos deverão ser tomados para garantir o tratamento bucal da criança na rede de saúde pública, dentro dos serviços que o município já oferece.


Implantação do Programa


Para a implantação do Programa Saúde Bucal Direto na Escola, as ações governamentais poderão ser desenvolvidas em parceria com faculdades de odontologia e organizações não governamentais.



small-horizontal-white.png

CÂMARA MUNICIPAL DE GOIÂNIA - Gab. 15                                     Vereadora Priscilla Tejota                                        priscillatejota@camaragyn.gov.br                    (62) 3524-4305