Buscar

Priscilla Tejota rebate dados apresentados por secretária de Saúde em prestação de contas

Atualizado: 3 de Jul de 2019

“Incapacidade dessa administração e a dificuldade em admitir os fatos”, definiu a parlamentar



A Comissão de Saúde e Assistência Social da Câmara Municipal de Goiânia acompanhou nesta terça-feira (23) a apresentação do relatório do terceiro quadrimestre de 2018, realizado pela secretária municipal de saúde, Fátima Mrué.


Durante a explanação, a secretária Fátima Mrué informou que o município teria aplicado - no período de janeiro a dezembro de 2018 - 18,05% de recursos próprios na área da Saúde, que de acordo com ela, é um índice acima dos 15% previstos na lei complementar Nº 141/2012. A titular da pasta disse ainda que foram investidos, ao todo, em ações e serviços públicos na saúde R$ 2.755.687.704,85.


Ao término da apresentação do relatório, presidente da Comissão, a vereadora Priscilla Tejota (PSD) rebateu os dados exibidos pela secretária Fátima Mrué. “Há um decréscimo nos atendimentos da Atenção Básica em comparação com gestões anteriores, ao mesmo tempo em que há um crescimento de casos crônicos por falta de atendimento”, apontou a parlamentar.


Ainda de acordo com a vereadora, apesar de a Prefeitura tentar passar uma imagem de melhoria, o que se vê em Goiânia é um verdadeiro caos. “O que assistimos é uma deterioração das unidades de saúde, PSFs funcionando sem médicos, unidades fechadas, além de inúmeros problemas estruturais e de gestão, demonstrando mais uma vez a incapacidade dessa administração e a dificuldade da secretária em admitir os fatos”, criticou.


Priscilla rebateu a dificuldade da pasta em contratar pediatras para as unidades de saúde. “O edital está aberto, mas não consegue atingir o percentual de vagas, mesmo oferecendo um salário adequado. É muito grave não ter médico de Goiás”, afirmou. Proveniente de outros Estados, apenas 12 profissionais assinaram contrato para trabalhar na pediatria do município, conforme divulgado pela secretária Fátima Mrué.

small-horizontal-white.png

CÂMARA MUNICIPAL DE GOIÂNIA - Gab. 15                                     Vereadora Priscilla Tejota                                        priscillatejota@camaragyn.gov.br                    (62) 3524-4305