Buscar

“Os jovens são interessados pela política, só precisam de incentivo para se mobilizarem", ressaltou

Na manhã desta sexta-feira (30), a parlamentar ministrou aos adolescentes da Fundação Pró-Cerrado palestra sobre a participação dos jovens na política



A participação da juventude na política foi o tema da palestra ministrada pela vereadora de Goiânia, Priscilla Tejota (PSD), para os jovens da Fundação Pró-Cerrado e que integram o Programa Jovem Cidadão.


Aproximadamente duzentos adolescentes participaram do evento que aconteceu como parte das atividades do “Ação Aprendiz Cultura e Arte”, na manhã desta sexta-feira (30), no Senac Cora Coralina, em parceria com a Rede Nacional de Aprendizagem, Promoção Social e Integração (Renapsi).


Em sua fala, a vereadora Priscilla Tejota falou que os jovens são interessados pela política e têm ideias criativas, mas precisam de incentivo para se mobilizarem. A parlamentar destacou ainda que a participação da juventude começa na comunidade onde ela está inserida. “A política tem tudo a ver com vocês e a participação começa na sua casa, na sala de aula, na escola, no seu bairro. Os debates podem iniciar no seu convívio, onde você tem a chance de cobrar, de militar e defender o que você acredita”, pontou.


Priscilla relembrou algumas conquistas alcançadas através dos movimentos estudantis, associações e agremiações. “Foi graças à mobilização de muitos jovens que direitos foram conquistados”, lembrou a vereadora ao salientar que “as demandas da juventude são atendidas principalmente quando os jovens participam da política, quando eles dão voz aos seus problemas”.


Durante o evento, Priscilla convidou os alunos para participarem de uma dinâmica simulando os trabalhos realizados por um vereador. “A política foi feita para representar o próximo”, disse a parlamentar aos jovens. “Aqui vocês estão tendo a oportunidade de experimentar o poder de argumentação, através da experiência prática de como os projetos são discutidos na Câmara Municipal”, completou.


O estudante Daniel de Oliveira Malaquias, de 17 anos, avaliou de forma positiva a exposição feita pela vereadora. “O jovem não tem muito entendimento da política e foi um momento muito bom para gente ficar mais por dentro do assunto. Têm muitas informações que a vereadora trouxe para nós que, hoje, deixaram de ser superficiais. Informações que precisam estar dentro do nosso meio. Os jovens, às vezes, não gostam da política por conta de não ter a base do conhecimento”, expressou.


Priscilla falou da redes sociais como instrumento de participação na política. “A rede social é a grande praça pública da atualidade. Por elas, é possível seguir os seus representantes e os opostos, acompanhar o trabalho deles, cobrar as promessas de campanha, estabelecer um diálogo.


A parlamentar destacou o projeto Vereador Jovem, de sua autoria, em tramitação na Câmara Municipal de Goiânia, que tem como objetivo oferecer aos estudantes universitários e do Ensino Médio a conhecerem na prática as atividades desempenhadas pelos vereadores.


Priscilla concluiu a palestra deixando aos jovens uma mensagem de incentivo para que haja um maior envolvimento deles no cenário político. “O Brasil precisa de jovens para auxiliar na construção da sociedade que queremos”, afirmou. “O futuro de vocês começa agora”, finalizou.





small-horizontal-white.png

CÂMARA MUNICIPAL DE GOIÂNIA - Gab. 15                                     Vereadora Priscilla Tejota                                        priscillatejota@camaragyn.gov.br                    (62) 3524-4305